OLÁ, EU SOU O INTESTINO DELGADO, MUITO PRAZER!
Imagem criada para esta série

A microbiota intestinal
Preparados para mais um órgão? O INTESTINO DELGADO, na medicina chinesa, é par do coração. Mas vocês vão perceber que ele completa o trabalho do estômago, com o qual se comunica anatomicamente. Então vamos lá!
Respira fundo e vai trazendo a sua atenção para o texto e o seu corpo. Coloca qualquer uma das suas mãos levemente abaixo do seu umbigo. Abre os dedos, espalhando bem a mão sobre essa a região. Deixa a mão aí um pouquinho. Pode ser que você sinta algum movimento, algumas borbulhas, uma leve pressão. Seu intestino delgado está bem aí.
Imagina uma minhoca que começa no estômago e vai até o intestino grosso, toda vascularizada e altamente absorvente, com 4 a 6 metros de comprimento e a largura do seu dedo médio, enrolada magistralmente logo abaixo da sua mão. Seu intestino está aí, provavelmente digerindo silenciosamente a sua última refeição enquanto você lê este texto.
Lembra que eu falei que o estômago movimenta nossos pensamento conscientes? Pois é, o intestino delgado é quem recebe esses pensamentos e decide o quê fica e o quê vai embora. Ele tem a habilidade de diferenciar questões relevantes com clareza antes de tomar decisões.
O intestino delgado é a casa do nosso intelecto. Funciona mais ou menos assim: o quimo (mistura de alimentos semidigeridos) vem do estômago e entra no intestino delgado para ser digerido. Isso representa a chegada de nossos pensamento conscientes, que já foram ruminados lá no estômago e chegam aqui no intestino bem unificados para virarem planos e ideias mais concretas.
É o processo que a gente atribui ao cérebro, mas a energia parte daqui. Lembra que no texto sobre o coração nós falamos sobre um conjunto de neurônios dentro do coração?
Então, hoje sabemos que o intestino também tem um sistema nervoso próprio. Mas é importante notar: o intelecto do intestino delgado deve estar a serviço da sabedoria do coração, sempre! Ele deve separar para si as ideias, planos e ações que levam ao crescimento pessoal e coletivo e alimentam sabedoria do coração. O resto pode ir embora.

Junto com esse processo, o intestino delgado é responsável pela nossa nutrição. Quando chega neste órgão, o alimento (ou o pensamento) já foi quebrado em partes menores, misturado e preparado pelo estômago. Aqui no intestino é que realmente acontece a absorção dos nutrientes. Uma vez que os nutrientes são absorvidos pelas vilosidades, os vasos sanguíneos os transportam para o fígado e para a corrente sanguínea, a fim de alcançar todas as células do nosso corpo.
É o intestino delgado, portanto, que nos traz o discernimento de perceber o que serve e o que não serve para nós. Ele assimila e absorve os nutrientes apropriados e passa adiante o que não nos serve, para que o intestino grosso possa eliminar. Você consegue perceber o significado disto na sua vida? Estamos falando de discernir entre as escolhas certas e as erradas, aquelas que nos nutrem em oposição àquelas que nos intoxicam.
É essa energia que a mente usa para discernir o que é útil entre as coisas que vemos, lemos, ouvimos, conhecemos. Quando a energia do intestino delgado está adequada, conseguimos absorver as ideias, situações, pessoas que nos nutrem e deixar de lado as que não servem. Por outro lado, quando essa energia está desequilibrada, absorvemos informações (e nutrientes) de menos e ficamos subnutridos, ou absorvemos informações (e substâncias) demais e ficamos intoxicados.
A microbiota intestinal
Antes de terminar este texto, quero falar um pouquinho sobre o microbioma (ou microbiota) intestinal. Não sei se você já sabe disso: nós carregamos no corpo mais células bacterianas do que células humanas. Deixa eu te dar uma imagem melhor... cerca de 90% das células do nosso corpo não são células humanas, e sim... bichinhos!! Mas calma, isso é legal, é ótimo!
Nosso corpo é um espaço que hospeda muitas colônias de micro-organismos diferentes vivendo (ou tentando viver) em harmonia não só entre eles, mas com o espaço que os hospeda. Isso não te lembra outro lugar...? O planeta Terra, por exemplo? Não é incrível como no universo tudo o que vemos no nível maior também está reproduzido em níveis menores? Neste caso, a Terra é o macro, nós somos o micro. Somos um planeta inteiro para esses micro-organismos que nos ajudam e dependem de nós.
Essa microbiota é extremamente importante. São esses bichinhos que mantêm o nosso sistema imunológico forte e capaz de nos defender contra infecções. Eles também desempenham papel importante na absorção de vários nutrientes, na síntese de algumas vitaminas pelo corpo e na realização de várias funções metabólicas.
Existem micro-organismos vivendo em outras partes do nosso corpo também, mas é aqui no intestino delgado que eles estão em maior quantidade. Por isso, para falar sobre a saúde do intestino delgado, precisamos falar da saúde da nossa microbiota. E para mantê-la saudável, é muito, muito importante mesmo que estejamos atentos a tudo o que colocamos para dentro do nosso corpo, de comida a remédios, de agrotóxicos a conservantes, de emoções tóxicas a autodepreciação.
Depois de 6 textos falando sobre nosso corpo, já deu para perceber que você é um organismo incrível, equipado com a mais alta tecnologia e capaz de se autorregular buscando o equilíbrio a todo momento, né? Nosso corpo é nosso aliado. Ele quer muito, MUITO, ficar bem. Sempre! Mesmo uma doença ou mal estar são o máximo de equilíbrio que o nosso organismo consegue manter nas condições internas e externas nas quais ele vive.
Por isso eu sempre digo que se fizermos a nossa parte cuidando conscientemente da nossa saúde física, mental e emocional, o corpo vai agradecer e fazer a parte dele. É como se ele dissesse "Ufa, valeu por fazer a sua parte! Agora eu posso voltar a cuidar da minha".
Então tá, meus amigos! No próximo texto falaremos sobre o intestino grosso, um órgão que pode ser um tanto quanto controlador.
Até lá! ;) Vejo vocês por ai!
Referências bibliográficas
ELSON, Kapit & ELSON, Lawrence. The Anatomy Coloring Book. Ed. Pearson, 2014
MARIN, Giles. Os cinco elementos e as seis condições. Ed. Cultrix, 2010.
VELTHEIM, John. Medicina Oriental: Anatomia e Fisiologia do Corpo Energético. PaRama LLC, 2013
http://www.todabiologia.com/anatomia/intestino_delgado.htm http://www.livescience.com/52048-small-intestine.html
http://drauziovarella.com.br/letras/s/sindrome-do-intestino-irritavel/
http://drauziovarella.com.br/corpo-humano/duodeno/
http://drauziovarella.com.br/virus-e-bacterias/o-mundo-das-bacterias/
http://www.infoescola.com/anatomia-humana/intestino-delgado/
Comentários
Postar um comentário